Bebidas refrescantes, com muitas frutas, perfeitas para o verão e, consequentemente, para as festas de fim de ano nos trópicos.
O clericot é de origem francesa. Mas, há quem diga que o drinque foi inventado por ingleses que moravam em Punjab, na Índia, para amenizar o calor.
Estranhamente virou bebida típica da Argentina e Uruguai (principalmente Punta Del Este) colonizados por espanhóis que utilizam outra bebida, o Tinto de Verano.
Também advinda da Península Ibérica, a SANGRIA, tem a origem do nome na palavra desangre (sangue) por sua cor e pelo fato de que ele é enfraquecido pelas frutas e misturas, da mesma forma que a sangria (tratamento de saúde) alivia a pressão sanguínea.
As 3 bebidas são composições à base de vinho e frutas.A diferença básica está no fato do Clericot ser feito com vinho branco, o Tinto de Verano com vinho tinto, frutas e refrigerante de limão e a Sangria ser uma mistureba de vinho tinto, frutas, canela, hortelã, muito açúcar e tudo o mais que sua imaginação permitir (a Sangria tem imensas variações, cada um tem sua própria receita).
CLERICOT
Frutas da estação, vinho branco e gelo.
TINTO DE VERANO
maçã verde e pera em cubos, uvas verdes e rosadas em metades, limão siciliano em rodelas, melão em bolinhas, um litro de refrigerante de limão (experimentei com Citrus da Schweppes e adorei) e um litro de vinho tinto seco.
SANGRIA
frutas, vinho tinto, pau de canela, hortelã, suco de limão, suco de laranja, rodelas de limão.
|
SANGRIA DE VINHO VERDE
Substituir o vinho tinto pelo verde e seguir a receita acima. Nesse caso, a nomenclatura "sangria" está descaracterizada, mas, saboreie assim mesmo! |